Nossa História

Aos 04 dias do mês de Outubro de 1985 às 17:30 horas, conforme livro Ata da 1º Reunião da Diretoria. Reuniram-se um grupo de funcionários com o objetivo de criar a Associação dos Servidores Municipais de Mogi Mirim (ASSOSSEM).
A servidora Vilma da Silva Costa Lima sugeriu que o grupo se organizasse ali mesmo e através de um documento, fosse comunicado ao Sr. Prefeito Luiz de Amoedo Campos Neto a fundação da Entidade. A servidora Lucia Helena Salvato sugeriu então que se denominasse a 1º Diretoria Provisória da Associação dos Servidores Municipais de Mogi Mirim, com o objetivo de organizar, registrar e documentar a Associação, bem como elaborar seus Estatutos e após publicados, convocar a Assembléia Geral para eleição da Diretoria. A proposta foi aceita por todos.
O Prefeito aprovou  e achou a idéia ótima e  naquele momento histórico, ficou assim constituída a 1º Diretoria Provisória da Associação dos Servidores Municipais de Mogi Mirim (ASSOSSEM), com os seguintes cargos:

  • Presidente – Lúcia Helena Salvato,
  • Vice – Vilma da Silva Costa Lima,
  • 1º Secretaria – Iracema de Jesus Guidini,
  • 1º Secretario – Fernando César Gasparini,
  • 2º Secretaria – Glorete Alves da Silva,
  • 1º Tesoureiro – Marco Antonio Peres do Amaral,
  • 2º Tesoureiro – Luiz Francisco Brandão Bueno;
  • Conselho Fiscal: José Antonio Bazan, Maria Rita Pereira da Cruz e Valter José Polettini;
  • Suplentes: Antonio Alcides Filomeno, Ângelo Barbarini e Onália Maria dos Reis Tinini.

Em primeiro instante os membros da Associação conseguiram uma sala na Rua Paissandu n. 418 Centro para instalação provisória da Associação. Com o tempo e falta de espaço a Associação mudou- se para Rua 13 de Maio n. 59 Fundos Centro.
A Diretoria tinha como objetivo, requerer o bem estar dos servidores e reivindicar melhorias para os mesmos. Começou então os convênios com Supermercados e Farmácias, além de oferecer aos seus associados, auxílio Médico, odontológico e outros, firmando contratos com profissionais dessas áreas.
A Associação criada agregava em seu quadro associativo os servidores da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, da Câmara Municipal e da Autarquia SAAE – Serviço de Água e Esgoto.
Conduzidos por grupamentos ideológicos muito bem definidos, traziam os abnegados servidores, projetos claros no sentido de promover a transformação da Associação em Entidade Sindical, isso ocorreu em 25 de Novembro de 1.992, ficando assim os seguintes membros da 1ª Diretoria como Sindicato: Presidente – Antônio Maciel de Oliveira,

  • 1º Tesoureiro – José Antônio de Moraes,
  • 2º Tesoureiro –  Rodnei José Gonçalves Miachon,
  • 1ª Secretaria  – Fátima Aparecida G. Rotolli,
  • 2º Secretario –  José Carlos Garcia e Secretaria Geral –  Lúcia Helena Salvato ,
  • Membros do Conselho Administrativo: Francisco Antônio Coser, Raquel C. Rodrigues, Arlete Bentamaro, Márcia Regina Bueno, Carlos Alberto Wasick, Isabel C. da Costa, Gilma Machado da Silva e José Alves da Silva,
  • Membros do Conselho Fiscal: Roberley Antônio Godoi, Sueli Carvalho Guimarães e Carlos Henrique Ferreira.

De maneira consistente e sendo acolhidos pela maioria dos servidores públicos, estes passaram a ter definitivamente uma representação própria.
O processo de registro do novo estatuto ou ato constitutivo procedeu-se dentro dos preceitos legais e, portanto considerou-se fundada a entidade sindical representativa dos servidores públicos municipais de Mogi Mirim.
A partir do registro, começou um trabalho para construção de nossa sede definitiva em terreno doado pela prefeitura municipal, através do chefe do executivo, Romeu Antonio Bordignon, reassumindo os ideais de seus fundadores de organizar uma grande entidade representativa.
Organização de infra-estrutura, fortalecimento do movimento de sindicalização, ampliação da discussão de diversos aspectos da vida sindical entre os associados e a categoria, desenvolvimento de ações para a unificação da categoria, criação de mecanismos de participação dos associados e dos servidores, são pontos fundamentais para o crescimento da entidade.
Nestes propósitos centram-se as energias e disposição de trabalho da atual Diretoria que, trazendo consigo o compromisso de eternos trabalhadores que um dia sonharam em solidificar a nossa categoria perante a sociedade mogimiriana.
Conclamamos a união de todos em prol da CONSTRUÇÃO DE NOSSO BEM ESTAR, ATRAVÉS DO CRESCIMENTO PROFISSIONAL E HUMANO!

“Texto extraído do trabalho de Graduação em Administração de Vanessa Bueno da Silva Franco pela IESF – Instituição de Ensino São Francisco.”